Belos universitários que temos…

Hoje recebi esta singela mensagem no meu perfil no YouTube:

Assunto: Ajuda em Prolog????????????

Boas, vi o teu video no youtube sobre prolog, pq neste momento tenho alguns jogos para fazer numa cadeira de prolog, sou aluno da universidade do minho, e reparei que tens alguns conhecimentos bastante avançados sobre prolog e se me pudesses ajudar com isto ficava bastante agradecido.
Bastava enviares-me se puderes o codigo de alguns jogos k tenhas em prolog, em seguida escolho 2 e mudo a fonte pk a verdade é que nao percebo nada diso lol, responde p.f. para (…)@hotmail.com ok?

Obrigado, abraço

Ou seja, o facilitismo já vai para lá de copiar trabalhos a colegas ou fazer relatórios à base de copy-paste da Wikipedia: já se pedem trabalhos feitinhos para entregar na faculdade. Devia ter lhe enviado um link para receber pagamento por PayPal, mas a mim, que me licenciei e me estou a mestrar (existe este verbo?) à custa de trabalho e sacrifício próprios (desde noitadas, directas e noites mal dormidas), isto mete-me puro nojo. Então puxei da versão "light" minha mistura de frontalidade e sarcasmo e foi disto em resposta:

nao percebi o "lol", pq nao vi a piada da coisa. no fundo, queres nao fazer nada e passar a uma cadeira "de borla". not funny ;-)

desculpa la, mas vais ter mm d aprender alguma coisa d Prolog. num mundo real (trabalho), tb vais ter de saber fazer as coisas por ti proprio.

sorry.

Devia ter sido mais brando? Mais cabrão? Opiniões? ;-)

P.S.: Segundo o perfil do moço no YouTube, é rapaz para 24 anos. Já devia ter um bocadinho mais de noção, não?

26 Comments

  1. Alcides Fonseca ( Safari Safari 525.20 / Mac OS Mac OS X)

    Devias ter sido muito mais cabrão! Devias ter mandado ao conselho executivo do Departamento de Informática da Universidade do Minho (ou ao prof de prolog e tal) :P

    3 de Junho de 2008 @ 18:38 | Permalink
  2. Dextro ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 / Windows Windows XP)

    É preciso ter lata para mandar esse e-mail irra! :|

    3 de Junho de 2008 @ 18:52 | Permalink
  3. Bruno ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 / Windows Windows XP)

    há tanta gente que acaba o curso assim que até mete medo.. o_0

    Mesmo copiando um trabalho, não percebo como é que um professor não lhes descobre a careca…

    há uns anos fiz umas directas para acabar um joguito de xadrez que tinha para entregar no instituto, e o prof (que não era o meu) tentou tudo por tudo para me desmascarar, a fazer perguntas e mais perguntas sobre o código e sobre o funcionamento e tal e tal e tal…

    para mim foi assim, e na altura pensei que o nível de dificuldade era alto… mas ao falar com colegas que nem tinham acabado o jogo (grupos de 5 e eu estava sozinho) e iam com medo que o professor jogasse com o cavalo porque não estavam bem certos do que pudesse acontecer, e depois ao ver as notas altas deles cheguei à conclusão que às tantas compensa mesmo trazer trabalhos copiados e depois fazer um sorrisinho ou dois ao professor que aquilo até cola, e ele até é simpático e deixa andar.

    fizeste muito bem, este país não vai a lado nenhum se o pessoal continua com este facilitismo… trabalhar dá muito trabalho pah! :P

    3 de Junho de 2008 @ 19:05 | Permalink
  4. Danny El Duke ( Internet Explorer Internet Explorer 7.0 / Windows Windows Vista)

    Faz-me lembrar uma vez que dei explicações durante um semestre inteiro sobre Perl, TCL, C, e outras linguagens de programação. Estive com o "aluno" durante seis meses e inclusive ajudei-o no desenvolvimento de um trabalho para avaliação.

    O "espertalhão" agradeceu e vendeu o trabalho… à turma!!! Diz-me lá se isto não é estar preparado para o mundo "real"?!

    3 de Junho de 2008 @ 19:07 | Permalink
  5. suskind ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.8 / Ubuntu Linux Ubuntu Linux)

    Obviamente mais cabrão.

    E já que se fala em cabrões, esse gajo devia comprar umas cabras é dedicar-se à vida de pastor.

    3 de Junho de 2008 @ 19:53 | Permalink
  6. Ricardo M Carvalho ( Safari Safari 525.20 / Mac OS Mac OS X)

    Abençoado!
    Já me aconteceu passar trabalhos e eles terem depois melhores notas que eu.. $"#$"#%"#$&!

    Abraços

    3 de Junho de 2008 @ 20:15 | Permalink
  7. Miguel Guerreiro ( Opera Opera 9.27 / Windows Windows Vista)

    Como já diseeram, devias ter sido mais "Cabrão" que é para ver se ele aprende. No teu lugar, só para meter nojo até enviava o trabalho "alterado", assim, numa espécie de versão trangénica da coisa.

    PS.: Sim, eu sei, eu é que sou cabrão por estar a usar Vi$ta, mas enfim…

    3 de Junho de 2008 @ 20:38 | Permalink
  8. Bruno Miguel ( Mozilla Mozilla 1.8.1.13 / Linux Linux)

    Foi uma resposta politicamente correcta, quando uma menos correcta não fica nada mal e talvez até fosse mais adequada.

    3 de Junho de 2008 @ 20:45 | Permalink
  9. Pedro Oliveira ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 / Ubuntu Linux Ubuntu Linux)

    Parece que não sou o único a achar que devias ter sido mais cabrão. Depois quando acabar o curso (à custa dos outros) como vai ser? Trabalhar à custa dos outros? Conheço alguns casos desses e sinceramente nem sei como o conseguem fazer… Ainda por cima esse é do Minho, com sorte ainda é de LESI (agora LEI), há muitos como esse por lá… No meu tempo quando peguei em prolog (Paradigmas da Programação III na altura) tive que fazer um mini sistema de GPS e num grupo de três houve um que nem para uma linha de código olhou! No fim teve nota igual a mim e ao outro colega que trabalhou comigo… Enfim…

    3 de Junho de 2008 @ 21:22 | Permalink
  10. Edgar Guerra ( Safari Safari 525.20 / Mac OS Mac OS X)

    Muito bem respondido!
    Só sugeria que o sarcasmo aumentasse o nível de dificuldade, escrevendo em verdadeiro português.
    O que ele ia penar para perceber!!!!

    3 de Junho de 2008 @ 21:29 | Permalink
  11. Mário Lopes ( Safari Safari 525.20 / Mac OS Mac OS X)

    E que tal, sabendo que é do Minho, tentar contactar os docentes de Prolog (que não devem ser muitos) e desmascará-lo?

    Era uma back-propagation pela cara dele acima… ;-)

    3 de Junho de 2008 @ 21:31 | Permalink
  12. João Craveiro ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 / Fedora Linux Fedora Linux)

    @Edgar Guerra:
    Eu apenas utilizei abreviaturas não-aberrantes (abreviei "que" com "q", e não com "k"), pelo simples facto de que escrever português com as letras todas seria gastar mais tempo que o sujeito merece. :-)

    3 de Junho de 2008 @ 21:36 | Permalink
  13. Sérgio Rebelo ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 / Windows Windows XP)

    eh pá.. o gajo até se esforçou e estava na net à procura de informações sobre Prolog, uma vez qu enão percebia nada do assunto.. isto mostra que é um gajo interessado, apenas não sabe procurar nos sítios certos… Youtube? wtf?

    3 de Junho de 2008 @ 21:51 | Permalink
  14. João Craveiro ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 / Fedora Linux Fedora Linux)

    @Sérgio: ele só errou na abordagem, porque até estava no sítio certo ;-)

    @Miguel Guerreiro: seria boa ideia, até porque em Prolog é fácil haver erros manhosos dificílimos de detectar (aquilo desde que esteja sintaticamente correcto corre sempre :D).

    3 de Junho de 2008 @ 21:54 | Permalink
  15. Edgar Guerra ( Safari Safari 525.20 / Mac OS Mac OS X)

    @João Craveiro: Claro, eu percebi! "LOL" :).O sarcasmo era mesmo para o preguiçoso do sujeito, que mais parece querer gozar com quem trabalha e se esforça.
    Concordo com a proposta de fazer chegar aos responsáveis da UM um link para este blog e este post…. já dava pano para mangas.

    Abraço

    3 de Junho de 2008 @ 22:16 | Permalink
  16. Nuno Saraiva ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 / Windows Windows Vista)

    Acho que foi a resposta certa. Devemos ser cordiais. Porquê reagir logo mal? Pronto, abre-se os olhos à pessoa e é suficiente.

    Por mim foi uma resposta óptima.

    … mas eu era incapaz de escrever uma mensagem daquelas (o pedido).

    No máximo pedir ajuda sobre passos a dar para aprender, livros, etc.

    3 de Junho de 2008 @ 22:27 | Permalink
  17. Marco ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 / Linux Linux)

    Acho que foste demasiado simpático, mas não acho que faria grande diferença ter sido mais cabrão. Enfim… só me pergunto o que será que um tipo destes vai fazer quando acabar o curso.. mas por outro lado é bom ver tantos comentários a condenar a atitude :-)

    4 de Junho de 2008 @ 0:54 | Permalink
  18. Luis Miguel Silva ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 / Windows Windows XP)

    Sinceramente, acho que ele está bem preparado para o mundo real (prova disso é o email que te enviou).

    A academia é uma fraude e tudo o que sai de lá também. <- ponto final

    Hugz,
    Luís

    4 de Junho de 2008 @ 4:19 | Permalink
  19. Samuel Martins ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 / Mac OS Mac OS X)

    Well, obviamente que não concordo com o método que utilizou, mas pra que raio serve prolog? Se ele só fizer isso a cadeiras de Lógica, não acho que perca assim tanto…

    4 de Junho de 2008 @ 10:26 | Permalink
  20. Carlos Sousa ( Internet Explorer Internet Explorer 7.0 / Windows Windows Vista)

    A situação seria completamente diferente se ele te tivesse pedido para lhe enviares uns exemplos porque estava com duvidas.. por isso acho que o mal está mesmo ai, as pessoas já nem são suficientemente humildes para fazer um pedido como deve de ser, e levam o curso com leviandade, achando que é tudo na boa.
    Acho que não devias fazer isso chegar aos professores, pq eles e´que têm de criar mecanismos para detectar estes casos, e digo-te que é simples de o fazer!
    Durante o meu curso tive um caso inverso a esse, uma professora minha, que estava a tirar o douturamento, mandou fazer um trabalho retirado da web da FEUP e alterou 5%. E depois não queria aceitar a resulução que se encontrava no mesmo site.

    4 de Junho de 2008 @ 10:45 | Permalink
  21. Bruno Martins ( Flock Flock 1.1.4 / Windows Windows XP)

    Nem por acaso, hoje mesmo recebi um telefonema também para um trabalho de uns alunos da Universidade do Minho, neste caso em Java, a primeira abordagem foi de que precisavam de alguém que os acompanhasse no desenvolvimento do trabalho, ou seja, pensei que precisariam de alguém que os orientasse, como achei aquilo um pouco estranho visto que se precisassem apenas de orientação poderiam perfeitamente recorrer ao professor da cadeira, decidi saber um pouco mais sobre o que queriam, e aí com um pouco mais de conversa acabaram por dizer que precisavam de alguém que lhes fizesse o trabalho, mas que não poderiam pagar muito porque eram estudantes, bla bla bla.

    Por uma questão de curiosidade, disse-lhes que iria pensar, que me enviassem o que tinham sobre o trabalho. Acabei de receber os dados, já sei qual é o curso e a cadeira, e por mero acaso, conheço pessoalmente o Professor :) Não sei nem me interessa saber quem são os alunos que me pediram tal coisa, mas vai já de seguida um mail para o professor a avisar o que se passou sem obviamente referir nomes.

    Isto tudo não me espanta, já há uns 10 anos, quando ainda estava a estudar, estava inscrito num site americanos de Freelancers, através deste, recebi imensos pedidos para efectuar trabalhos para universitários, incluíndo de portugueses, na altura, fazia-os, mas não sem me sentir um pouco culpado com isso, mas a lei do mercado acaba por funcionar, eles precisavam do trabalho, eu precisava de trabalhar. Neste momento as coisas são um pouco diferentes para mim.

    O grande problema disto é que os alunos que entram neste tipo de esquema não fazem a mínima ideia daquilo que estão a perder, sim muitas vezes, torna-se complicado fazer os trabalhos, sim muitas vezes é preciso fazer noitadas, mas o que estão ali a fazer é aprender, e não é quando chegarem ao mercado de trabalho que vão ter tempo de aprender aquilo que já deveriam saber.

    4 de Junho de 2008 @ 11:35 | Permalink
  22. JMF ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 / Windows Windows XP)

    Depois de reflectir um pouco, chego à conclusão que a tua resposta está qb. Eu só lhe enviava outro mail com olink este post :-)

    4 de Junho de 2008 @ 11:39 | Permalink
  23. Nuno Job ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 / Mac OS Mac OS X)

    http://www.di.uminho.pt/portal_memberdata/car
    http://www.di.uminho.pt/portal_memberdata/prh

    Manda foward do email e deste post para estes dois docentes. Isso deve ser suficiente para alguém ter um garantido chumbo.

    4 de Junho de 2008 @ 12:05 | Permalink
  24. David Negreira ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 / Windows Windows XP)

    Devias ter lhe dado o código que é para o deixar no desemprego no futuro, quando precisar de mostrar o que vale… :)

    6 de Junho de 2008 @ 7:54 | Permalink
  25. maria ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 / Windows Windows XP)

    Gostei da tua frontalidade. Não sei se obtiveste resposta, mas possivelmente foste crucificado. O facilitismo é grave, a impunidade mais grave ainda. também terminei um mestrado há pouco tempo e sei o que é trabalhar e estudar. Ninguém me escreveu nunca uma linha. Tenho um filho de treze anos e vejo-o estudar. Tenho alunos, já cresciditos, e não me parece que vão apanhar os trabalhos à net. Mas sei que andam por aí, esses meninos, futuros incompetentes diplomados. Embora seja de História, fiz bastante programação e trabalho com tecnologias adaptativas. Estudar Prolog é importante e interessante. Não entendo porque se frequenta um curso de que se não gosta. Ou como se quer levar uma vida profissional com dignidade se se começa encostado aos outros.

    Sumariamente, escreveste pouco… Devias ter sido mais severo (não utilizando a tua expressão).

    Apoiado!

    15 de Junho de 2008 @ 16:32 | Permalink
  26. pedro seabra ( Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.15 / Windows Windows XP)

    acho que devias ter-lhe enviado algum código mas com erros estúpidos, e dizias-lhe que estava a funcionar para ele entregar assim ao prof e ser gozado á força toda…

    ainda por cima prolog, que se nao fores tu proprio a escrever o codigo ves-te grego para descortinar o programa olhando para o código..

    isso sim, era ajudares o gajo a tomar uma decisão sobre se quer ou não ser um futuro eng.

    9 de Julho de 2008 @ 1:17 | Permalink

3 Trackbacks

  1. [...] Reflexões sobre universitários Posted in Education by paulasimoes on June 4th, 2008 Mesmo sabendo que situações de copy/paste e de trabalhos feitos por outrém são comuns, eu continuo a ficar chocada com situações como as descritas neste post do João Craveiro. [...]

  2. [...] Belos universitários que temos… « lâmpada azul - [...]

  3. [...] Belos universitários que temos… « lâmpada azul [...]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*